domingo, 20 de maio de 2012

O bem nem sempre é bom... O mal nem sempre é ruim!?


Desde os princípios da vida na Terra, a natureza expressa a sua magnitude em suas obras de perfeição, a criação dos seres vivos, sejam vegetais ou animais. A vida tem sido o sentido da busca pela perfeição!
Mas como alcançar esse ‘status’ e se comparar à mãe natureza?

Ao surgimento do “ser-humano”, essa busca pela perfeição vem sendo seu desafio, mesmo que inconsciente. O homem persegue o sonho de se igualar ao desenvolvimento da natureza, ou seja, busca constantemente a perfeição.
Mas como o Homem, ‘ser-humano’, pode alcançar essa perfeição se, é tão imperfeito e, justamente, essa imperfeição é que o torna tão humano?! 

Com o seu amadurecer, o homem encontrou nas artes uma maneira de expressar esse desejo pela perfeição. Através das pinturas, esculturas, músicas e até poesias, o artista cria seus mundos utópicos, onde grandes personalidades se destacam por alcançarem tal objetivo. Em nosso mundo moderno, as artes somadas ao desenvolvimento da tecnologia proporcionam a criação de grandes utopias no mundo cinematográfico – o cinema e a televisão.

Grandes produções como Star Wars mostram a fantasia do herói, com grande poder e a habilidade de não se corromper pela responsabilidade desse mesmo poder – O Jedi! Aqueles que falham, são os que se corrompem pelo lado negro da “Força”, tornando-se um “Sith”, as contrapartes do “Bem”! Fica evidenciada aí, a fixação da eterna luta do bem contra o mal, ambos definidos com muita distinção.

Outra grande produção é Star Trek! Futurista, visionária e politicamente correta, a Franquia traz o “ser-humano” evoluído, unido, livre de suas mazelas e doenças, sem o capitalismo e sem rivalidades entre crenças, muito menos políticas. A utopia perfeita! A pergunta mais condizente seria... “O que realmente seria um ser humano perfeito”?

Falando em grandes produções, cito com prazer a franquia de Battlestar Galactica, onde a humanidade é descrita sem restrições e sem censura...
Não importa o quanto o homem possa evoluir, como ‘ser’, ou em seus avanços tecnológicos – sua essência sempre será a mesma! O que nos faz melhores a cada momento, são os problemas, as dificuldades e, acima de tudo, todos os nossos erros e defeitos! É superando aquilo que temos de pior que nos faz avançar e caminhar para a perfeição – a nossa perfeição!

A nossa perfeição é saber quando devemos perdoar a nós mesmos e aos próximos. Aceitar os defeitos e que o bem nem sempre é bom e o mal nem sempre é o ruim! O bem e o mal se misturam e o que nos faz seguir o caminho certo é a capacidade de interpretar o que o coração deseja e o que é realmente necessário. Assim é Battlestar Galactica, onde a humanidade enfrenta seu maior inimigo... Os cylons? Não! Ela mesma! A série mostra a humanidade tentando sobreviver a si mesma, com todos seus defeitos, imperfeições e problemas.
So say we all...




Nenhum comentário:

Postar um comentário