terça-feira, 24 de abril de 2012

Um resumo sobre Lee Adama (Apolo)

Vamos a um pequeno resumo sobre o capitão Apolo, ou melhor, Leland Joseph Adama (Jamie Bamber)! Isso mesmo! Muitos não sabem, mas Lee é abreviação de Leland!

Até a terceira temporada, Apolo é um eficiente comandante militar e piloto de Viper da astronave Battlestar Galactica. Ele é marcado pela integridade de seu caráter, sempre procura fazer a coisa certa, não obstante (ou talvez por causa disso) muitas vezes faz coisas questionáveis do ponto de vista ético, como destruir uma nave cheia de civis e colaborar em uma rebelião encabeçada por Laura Roslin. Outra marca do personagem é sua rivalidade com o pai (William Adama), a quem culpa pela morte de seu irmão Zack, que sofreu um acidente ao tentar se qualificar como um piloto de caça, seguindo os passos do pai. Zack não tinha habilidade como piloto, mas queria provar ao pai que era capaz de pilotar um Viper e sofreu um acidente em virtude de sua imperícia.

Apolo começa o seriado como o líder dos pilotos de caça e nas duas primeiras temporadas apóia entusiasticamente Laura Roslin, em sua missão de impor um governo civil à frota e em sua busca pelo planeta Kobol, onde estaria a pista para achar a Terra. Nesse processo, acaba por colaborar na rebelião contra o regime militar imposto pelo Comandante Adama, que acha a busca da Terra perigosa e inútil.
Mais adiante, no meio da segunda temporada, Lee é promovido a comandante da Battlestar Pegasus, em substituição à Almirante Helena Cain, morta após ao ataque à Ressurrection Ship. Entre a segunda e a terceira temporadas, durante a ocupação de New Caprica, Lee se deixa tomar pelo desânimo em relação ao caminho que a frota seguiu, abandonando a busca e se instalando no planeta recém-descoberto. Ele chega a discordar da tentativa de resgate e decide esperar enquanto seu pai empreende a missão sozinho, com a estratégia de sobrar pelo menos uma nave para procurar a Terra e dar continuidade ao povo das Colônias.

No entanto, ele muda de idéia e surge repentinamente quando a Galactica estava encurralada por três baseships. Assim como no primeiro seriado, ele joga a Pegasus contra as três naves, provocando sua destruição e salvando a frota, que consegue fugir. Lee e a tripulação também se salvam, indo para a Galactica antes do impacto.

Ao longo do seriado, Apolo evolui de um militar para um político, eventualmente se tornando Presidente das Doze Colônias do Homem, em substituição a Laura, que se encontra incapacitada por um câncer terminal. Nessa nova função, ele também se mostra um líder competente, lidando muito bem com a aliança forçada que os coloniais se viram obrigados a fazer com os cylons rebeldes, no meio da quarta temporada. Ao descobrir os "cinco cylons finais", ele os utiliza como barganha para libertar a tripulação feita refém na baseship e, de posse da rota certa para a Terra, ganha a confiança da Número Três para que humanos e cylons cheguem juntos ao planeta.

Na Foto: Lee "APOLO" Adama; Bill "HUSKER" Adama e a presidente das 12 Colônias, Laura Roslin!

So say we all...

Nenhum comentário:

Postar um comentário